Histórico

A Sociedade de Garantia de Crédito da Região Produtora de Petróleo, Gás e Bioenergia do Estado do Rio de Janeiro (SGC-Garantinorte-RJ) é uma sociedade de empresários, criada no âmbito da Chamada Pública do SEBRAE nº 3/2008, por iniciativa de entidades empresariais da região, em parceria com o poder público e com a cooperação técnica e financeira do SEBRAE.


É o quinto projeto no país e o primeiro da região sudeste, de uma sociedade garantidora de crédito.


No ano de 2009 iniciaram os encontros de lideranças (Governos e Entidades de Classe) e Empresários, em Campos dos Goytacazes e Macaé, dando início ao processo de constituição da Sociedade, tendo sido celebrado um Acordo de Resultados entre as Entidades de Classe e o SEBRAE.


Constituída em Assembléia Geral de Fundação, no dia 24 de maio de 2010.


No final do ano de 2010 foram realizados treinamentos para os Conselheiros.


Em julho de 2011, foi classificada pelo Ministério da Justiça como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) nos termos da Lei nº 9.790, de 23 de março de 1999, conforme Processo MJ nº 08071.020679/2011-92, da Secretaria Nacional de Justiça.


Em novembro de 2011, foi lançada no mercado, em cerimônia realizada pelo SEBRAE, na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ).


Em maço de 2012 recebeu do SEBRAE o primeiro aporte de recursos financeiros para constituição de seu Fundo de Risco.


Em março de 2013 celebrou seu primeiro convênio de parceria com uma Instituição de Crédito, a AGERIO - Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro, para disponibilização de linhas de financiamento para as empresas associadas.