Depois de quase 2 anos de seu lançamento, a Garantinorte (Sociedade de Garantia de Crédito) dará início ao atendimento em Macaé no dia 2 de maio.
O anúncio foi feito na última terça-feira (16/04), durante o “Encontro de Empresários e Dirigentes de Micro e Pequenas Empresas da região produtora de Petróleo, Gás e Bioenergia do Estado do Rio de Janeiro”.
O evento foi realizado no Senai Macaé e contou com a presença de autoridades, como o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (FUMDEC), Vandré Guimarães, o subsecretário municipal de Indústria e Comércio, Rodrigo Romero, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), Evandro Cunha, o presidente da Comissão Municipal da FIRJAN, Evandro Esteves, e o gerente regional do SEBRAE, Gilberto Soares.
O presidente da Garantinorte, Joilson Barcelos, lembrou um pouco da história de implantação da SGC, que possui sede em Campos dos Goytacazes e sub sede em Macaé. “A história de implantação da SGC na região é de muita luta, que será lembrada pelas próximas gerações. Não podemos esquecer do gesto humilde de Macaé, que em determinado momento durante as negociações para implantação, abriu mão de ser a sede em prol de Campos. É uma grande honra poder fazer parte da abertura da sub sede de Macaé”, ressaltou.
Já o vice-presidente da Garantinorte, Marcelo Reid, declarou que é uma grande felicidade poder dar início aos trabalhos e as expectativas são as melhores possíveis. “Esta é uma ferramenta que vai auxiliar muito ao micro e pequeno empresário. Acreditamos nela desde o início e é muito gratificante poder vê-la entrando em operação”, destacou.
O gerente executivo da Garantinorte, Jorge Luiz Gomes da Silva, realizou uma apresentação, explicando como será o funcionamento da SGC. “Nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento responsável das Micro e Pequenas Empresas na região, patrocinando o acesso ao crédito sustentável. Começaremos a operar, de fato, no dia 2 de maio, realizando o cadastramento das empresas que estiverem interessadas em se associar”, explicou.
O encontro também contou com a presença do diretor de Operações da Agência Estadual de Fomento (AgeRio), Dário Castro de Araújo, que apresentou os serviços e soluções financeiras disponibilizados pelo órgão. “Toda SGC precisa de um agente financeiro para possibilitar suas ações. A AgeRio (antiga InvestRio) tem como missão participar do desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro como um todo e a Garantinorte abrange todo o Norte Fluminense, o que vai de encontro com este objetivo”, explicou.
A AgeRio será responsável pela análise do financiamento, de acordo com o Banco Central. “No ponto de vista da análise, o convênio com a Garantinorte não vai mudar em nada. Vamos efetuar normalmente, de acordo com o nosso regulamento. Entretanto, daremos mais celeridade a esta análise, por ela já obter a chancela da SGC”, esclareceu Dário. Ele informou, ainda, que os produtos da Agência foram customizados para a Garantinorte, de acordo com as normas do fundo. “A partir dessa customização, vai prevalecer as regras da Garantinorte”, completou.
Em Macaé, a Garantinorte está instalada no prédio da ACIM, situada na Avenida Rui Barbosa, 270, Centro. O telefone é (22) 2772-2858.